segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Força intermolecular

As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manterem moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, estas forças influem sobre o estado físico e a temperatura das substâncias, veja como: 
1. A temperatura de ebulição (T.E.) de uma substância é influenciada pela interação intermolecular que ocorre entre suas moléculas: quanto mais intensa for esta força maior será a T.E. 
Ordem crescente da intensidade de interação → 
2. As interações exercidas entre moléculas obedecem também ao estado físico das substâncias. 
Podemos encontrar compostos em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Mas tudo depende da interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. 
A desorganização das moléculas ocorre na passagem da substância de um estado físico para outro, por exemplo, sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização). Durante este processo as forças intermoleculares são rompidas em razão do afastamento das moléculas. 
Observação: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). 
Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/forca-intermolecular-influi-na-temperatura-estado-.htm Acesso em: 15-12-2013 às 16:00.

Interação atômica

Tudo que está ao seu redor tem como componente essencial os átomos. Mas se a composição é a mesma, o que torna diferente, por exemplo, a madeira de uma pedra, a água do ar, a areia da terra?

A variedade atômica existente na natureza, ao lado da capacidade que os átomos possuem de se unirem de diferentes formas, faz com que inúmeros compostos distintos se formem. Os átomos podem se combinar através do ganho ou da perda de elétrons (ligação iônica) ou pelo compartilhamento de elétrons nos níveis de valência (ligação covalente).
A ligação química entre elementos pode ser explicada pela Teoria do octeto: um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.Essa teoria foi proposta em 1916 pelos cientistas Lewis e Kossel e constitui uma das explicações plausíveis para o fato de ocorrer ligações químicas entre os elementos. Sendo assim, um átomo que não possui oito elétrons em sua camada de valência se une a outro átomo a fim de completar seu octeto.
Existem exceções à regra do octeto, mas mesmo assim ela é bem aceita para explicar a formação da maioria das substâncias através das interações atômicas.
Como ocorre a interação ente átomos?
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/interacao-atomica.htm Acesso em: 13-12-2013 às 14:00.

Espectro Eletromagnético dos elementos químicos




Quando a luz solar atravessa um prisma, ocorre a dispersão dos componentes da luz. Esse conjunto de cores que vai do vermelho ao violeta é conhecido como espectro contínuo, pois a passagem de uma cor para a outra é praticamente imperceptível.
Essas cores compõem o que chamamos de luz visívelou radiação visível, que são compostas por ondas eletromagnéticas. Ou seja, ondas formadas por oscilações no campo elétrico e no campo magnético que ocorrem simultaneamente, sendo perpendiculares entre si.
Uma onda eletromagnética é constituída por uma onda no campo elétrico e outra no campo magnético.
Essas ondas apresentam frequências (f), número de vibrações dessa onda por segundo e comprimento de onda, a distância da crista de uma onda até a outra, representado pela letra grega lambda (λ). Assim, a diferença entre uma cor e outra é a frequência e o comprimento de onda de cada onda eletromagnética que constitui as cores.
Entretanto, esse fenômeno da observação do espectro não é somente obtido com a luz solar. Podemos também fazer com que outras luzes atravessem um prisma. Assim, obteremos outros espectros. Porém, esses espectros serão descontínuos, com espaçamento entre as cores, que denominamos no espectro como raias ou bandas. 
Digamos que, por exemplo, façamos a luz emitida por um tubo de descarga de gás, preenchido com o gás hidrogênio, passar por um prisma. O espectro obtido seria semelhante ao mostrado abaixo.
Espectro descontínuo do elemento químico hidrogênio.
Se fosse o gás de outro elemento, o espectro também seria descontínuo, porém, teria um aspecto diferente. Dessa forma, cada espectro serve como uma “digital” para a identificação dos elementos químicos; pois cada um tem um espectro diferente; nunca se repete.
Elementos diferentes produzem espectros com raias de cores diferentes.
É possível visualizar os espectros dos elementos por meio de um aparelho denominado espectroscópio.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/espectro-eletromagnetico-dos-elementos-quimicos.htm Acesso em: 11-12-2013 às 15:00.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Balanceamento de equações

A equação química é a forma de se descrever uma reação química que envolve os reagentes e produtos. Representação de uma Equação Química:
Reagentes Produtos
Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nessas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Os átomos são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos da esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita. Sendo assim, balancear uma equação é fazer com que ela entre em equilíbrio.
Exemplo de uma Equação Química não equilibrada:
H2 + Cl2HCl
Repare que a equação acima está desbalanceada, pois temos nos reagentes (H2 e Cl2) dois átomos de cada elemento, e no produto (HCl) somente uma molécula.
Exemplo de uma Equação Química equilibrada:
H2 + Cl22 HCl
Agora, a equação está balanceada com a adição do coeficiente 2 nos produtos que indica a existência de duas moléculas de ácido clorídrico (HCl), esse número que antecede o elemento, no caso o número 2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação.
Podemos saber praticamente tudo sobre uma reação química através de sua equação, ela pode oferecer, por exemplo, as seguintes informações através de símbolos tais como:
Quando a reação é reversível: ↔
Presença de luz: λ
Catalisadores ou aquecimento: ∆
Formação de um precipitado: ↓
A Equação Química pode ainda demonstrar o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses:
Gás (g)              Vapor (v)              Líquido (l)                Sólido (s)               Cristal (c)
A presença de átomos, íons ou moléculas em solução aquosa é representada pela abreviatura: (aq).

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/equacoes-quimicas.htm Acesso: 09-12-2013 às 14:36.

Curiosidades

 Você pode por um bife em uma vasilha com Coca-Cola e verificar o que acontece.
 Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, esfregue a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.
 A Coca-Cola é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos?
 Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre. Uma gota em cada lente é o suficiente.
 O ferro de passar roupa desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro.
 Para evitar cheiro na geladeira coloque uma caixa de bicarbonato de sódio aberta. Ele absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.


Disponível em: http://quimicadiadiag4.blogspot.com.br/p/curiosidades.html Acesso em: 08-12-2013 às 18:00

Curiosidade: Umidade do ar

No ar atmosférico existe sempre uma certa quantidade dissolvida de vapor d´água. É o que chamamos de umidade do ar.
Se a umidade aumenta e chega ao ponto de saturação, começam a se formar a neblina (no ar), as nuvens (na alta atmosfera) e o orvalho (sobre as plantas).
Nos boletins de meteorologia é divulgada a umidade relativa do ar. Esse valor é definido como “quociente entre a pressão parcial do vapor d´água presente no ar e a pressão máxima do valor de água, na mesma temperatura.” Esse quociente pode ser expresso em porcentagem, sendo que umidades relativas entre 50% e 70% são consideradas confortáveis para a maioria das pessoas.

Disponível em: http://www.soq.com.br/curiosidades/index.php?pg=3, Acesso:  08-12-2013 às 17:00.

Produtos orgânicos

Ouvimos muito a expressão “produtos orgânicos”. Os produtos orgânicos são conhecidos como aqueles que estão livres de adubos químicos e de agrotóxicos.Esta ideia começou a ser praticada com a produção de alface e outras verduras. Com o tempo passou para os legumes, frutas, café, vinho e outros produtos. Até mesmo os alimentos orgânicos que são industrializados não devem ter nenhum tipo de aditivo químico. Os produtos orgânicos, tornaram-se por lei uma categoria de alimentos, mas é na verdade um emprego errado desta expressão, porque na verdade todo e qualquer alimento, independente do seu método de produção, é formado por substâncias orgânicas.

 
Disponível em: http://www.soq.com.br/curiosidades/c12.php, Acesso: 07-12-2013 às 15:00.

A matéria e suas transformações

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa lugar no espaço. Ela pode se apresentar em diferentes estados físicos ou de agregação: sólido, líquido ou gasoso.

A transformação de um estado físico da matéria para outro pode ocorrer se for de alguma forma introduzida ou retirada energia do sistema.As substâncias podem também se misturar formando dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. Para separar essas misturas são usados alguns métodos ou técnicas de separação físico-químicas.

Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno, e eles são classificados em fenômenos físicos e químicos. 


Fenômenos Físicos: a substância pela qual a matéria é formada não passa por transformação química. Sendo assim, sua forma, seu tamanho, sua aparência, podem mudar, mas não sua composição. Exemplo: Solidificação da água. A substância, no caso a água, estava no estado líquido e passou para o estado sólido, sua forma e tamanho mudaram, mas seus constituintes não.

 

Fenômenos Químicos: a composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias se alteram dando origem a compostos diferentes. Mas como saber se uma determinada matéria passou por alguma transformação química. A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos: alteração na cor, surgimento de chama ou luminosidade,efervescência e formação de um solido.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm, Acesso:  28-11-2013 às 14:00.