sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Propriedades coligativas

As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução. As mudanças sofridas por um líquido que contém um soluto não-volátil, também chamadas de efeitos coligativos, são:
  • Ebulioscopia: O ponto de ebulição do líquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução.
  • Tonoscopia: Ocorre uma diminuição na pressão de vapor do líquido. Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil.
  • Crioscopia: Estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. 
  • Osmoscopia: Estudo da pressão osmótica. Quando duas soluções de concentrações diferentes são colocadas em um recipiente separadas por uma membrana semipermeável, o solvente tende migrar para a solução concentrada de forma que as duas soluções obtenham a mesma concentração. Para evitar que o solvente migre para a solução concentrada deve ser exercida uma pressão sob essa solução.

As propriedades coligativas se originam a partir da redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto, que causa o aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão.

 Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/propriedades-coligativas.htm Acesso em: 19-11-2014 às 15:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário