Dmitri Ivanovich Mendeleev, também grafado Mendeleiev, foi um químico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
Dmitri I. Mendeleev nasceu na cidade de Tobolsk na Sibéria. Era o filho caçula de uma família de 17 irmãos. Seu pai, Ivan Pavlovich Mendeleev era diretor da escola de seu povoado, perdeu a visão no mesmo ano de seu nascimento. Como consequência perdeu seu trabalho.
Já que seu pai recebia uma pensão insuficiente, sua mãe Maria Dmitrievna Mendeleeva, passou a dirigir uma fábrica de cristais fundada por seu avô, Pavel Maximovich Sokolov. Na escola, desde cedo destacou-se em Ciências
Em 1859 conseguiu uma verba do governo para estudar no exterior por dois anos. Primeiro foi a Paris estudar sob Henri Victor Regnault, um dos maiores experimentalistas europeus da época.
No ano seguinte, Mendeleev seguiu para a Alemanha, onde residia em um pequeno apartamento que transformou em laboratório. Neste laboratório improvisado, trabalhando sozinho, limitou-se a estudar a dissolução do álcool em água e fez importantes descobertas sobre estruturas atômicas, valência e propriedades dos gases.
Ele foi um cientista que defendeu a origem inorgânica do petróleo.
O facto capital para se notar é que o petróleo nasceu nas profundezas da Terra, e é somente lá é que devemos procurar sua origem. |
— Dmitri Mendeleiev
|
Faleceu, vitima por uma gripe em 1907, já praticamente cego. Foi sepultado no Literatorskie Mostki, São Petersburgo na Rússia.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitri_Mendeleiev Acesso em: 23-04-2015 às 14:46.
Nenhum comentário:
Postar um comentário