sábado, 12 de outubro de 2013

Ligação covalente

Na ligação covalente ou molecular ocorre quando os átomos dos ametais e do hidrogênio compartilham elétrons. Existem dois tipos de ligações covalentes:

Ligação covalente comum: É o compartilhamento de um par de elétrons, porém quando há dois pares de elétrons é chamado de ligação covalente dupla, quando há três pares de elétrons é chamado de ligação covalente tripla, e assim por diante.
  
  Nas ligações covalentes, o número de pares que um átomo forma indica a quantidade de elétrons compartilhados. Exemplos:
 H2(H-H), O2 (O=O) Ligação covalente dativa: Ocorre quando há compartilhamento de pares de elétrons de um único átomo.

Ligação covalente dativa: Na ligação covalente dativa ocorre quando há compartilhamento de pares de elétrons de um único átomo. Mas o átomo apenas irá contribuir se tiver com os pares de elétrons estabilizados pela covalente comum e tiver pares de elétrons disponíveis, como se você um empréstimo.
Exemplo:
SO2. Tanto o enxofre quanto o oxigênio pertencem o grupo 6A, ou seja, faltam dois elétrons para completar o octeto. Depois da formação da ligação dupla, não só o átomo de enxofre, mas também o átomo de oxigênio já completaram seus octetos. Quando isso acontece, eles poderão fazer parte da molécula, unindo através da ligação covalente dativa.

Características dos compostos moleculares: Podem ser encontrados nos três estados físicos: solido, liquido e gasoso. Apresentam ponto de fusão e ponto de ebulição menor que o composto iônico. Quando estão puros, não conduzem eletricidade. Quando estão no estado sólido, podem apresentar dois tipos de retículos cristalinos: Reticulo cristalino molecular e retículo cristalino covalente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário