quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Transformações Gasosas

Todo gás é constituído por partículas que estão em contínuo movimento desordenado. Esse movimento, com um grande número de partículas, provocam colisões entre elas e, por isso, sua trajetória não é retilínea num espaço apreciável, mas sim caminham em ziguezague. Essas colisões podem ser consideradas perfeitamente elásticas.
O estado em que se apresenta um gás é caracterizado por três variáveis: volume, temperatura e pressão.
  • Volume: O volume de qualquer substância é o espaço ocupado por  esta substância.  No caso dos gases, o volume é igual ao volume do recipiente que o contém. As unidades usuais são: litro(L), mililitro(mL), metro cúbico(m³), decímetro cúbico(dm³) e centímetro cúbico (cm³).

  • Temperatura: É a medida do grau de agitação térmica das partículas que constituem uma substância. No caso dos gases, é utilizada a escala absoluta ou Kelvin(K) e, no Brasil, a escala usual é o Celsius(°C). Portanto, para transformar graus Celsius(t) em Kelvin(T) é: T= t+273.

  • Pressão: A pressão é definida como força por unidade de área. No estado gasoso, a pressão é o resultado do choque de suas moléculas contra as paredes do recipiente que as contém. A medida da pressão de um gás é feita através de um aparelho chamado manômetro. As unidades de pressão usuais são: atmosfera(atm), centímetros de mercúrio(cmHg), milímetro de mercúrio(mmHg), Torricelli(torr). 1atm= 76cmHg= 760mmHg.



Anotações do professor Túlio Acesso em: 20/08/2014 às 14:49.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário