quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Qual a diferença de desodorantes e antitranspirantes?

O suor é uma importante função do corpo humano que controla a nossa temperatura e aumenta a hidratação da pele. Ao evaporar, o suor retira calor do corpo, fazendo com que ele se resfrie. O problema consiste nas bactérias presentes em nossa pele que decompõem as substâncias liberadas pelo suor em outras de odor desagradável.
  
• Desodorantes: eles agem no controle das bactérias presentes na derme da pele. Com a diminuição das atividades microbianas, o odor é mascarado. O principal constituinte da maioria dos desodorantes é o triclosan. Os desodorantes também podem conter álcool e essências. Visto que essas bactérias se proliferam em meio ácido, a neutralização desse meio com substâncias básicas, como o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), presente no leite de magnésia, ou o bicarbonato de sódio (NaHCO3), presente também em talcos desodorantes, pode provocar a morte desses microrganismos. 
 

• Antiperspirantes (antitranspirantes): seu objetivo é inibir a transpiração, mantendo o corpo relativamente seco. Isso é feito por meio de cátions que causam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas. Um cátion que faz isso por coagular proteínas é o alumínio (Al3+), que é produzido pelo cloridrato de alumínio (Al2(OH)5Cl).

Disponível em: https://www.facebook.com/CuriosidadesSobreAQuimica Acesso em: 12/10/2014 às 12:05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário