quinta-feira, 26 de março de 2015

Quimica na pratica

Aluno do ensino médio desenvolve jogo digital que permite ao estudante manusear átomos, cadeias e ligações químicas em 3D para auxiliar no aprendizado de conceitos científicos.

Química na prática
No jogo Ligatom, é possível montar cadeias, escolhendo átomos e estabelecendo ligações entre eles de forma mais intuitiva e lúdica.
Visualizar e entender o funcionamento de cadeias pode ser um desafio. Uma maneira alternativa de abordar o tema em sala de aula é tentar aproximá-lo dos estudantes por meio de trabalhos práticos. Foi justamente isso que fez um aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Maria de Fátima de Santana, em Goiânia, Goiás. Ele desenvolveu o Ligatom, um jogo digital que ensina conceitos de química de forma fácil e divertida.
“Cabe ao professor dizer se a cadeia criada está certa e, se estiver errada, ensinar como se monta de maneira correta. É uma forma alternativa de passar esses conceitos químicos.”
Tudo começou com um simples trabalho de química. Lucas dos Santos Oliveira, de 18 anos, teve a ideia de criar um software em que seria possível montar cadeias, escolhendo átomos e estabelecendo ligações entre eles – simples, duplas ou triplas.
No menu do jogo, o usuário pode escolher quais átomos quer usar em sua cadeia como: enxofre, carbono, cloro entre outros.
Além do game de química, o estudante trabalha em novos projetos educativos e já desenvolveu outros jogos digitais relacionados a matemática, empreendedorismo, religião, história e geografia.
Jogo efeito estufa
Disponivel em: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2015/02/quimica-na-pratica Acesso em: 12/03/15 às 16:39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário