segunda-feira, 30 de junho de 2014

Chocolate previne o envelhecimento





Quando comparados a outros alimentos com alta capacidade antioxidante como chá verde, maçã, blueberrie e vinho tinto, o cacau é o que possui maior teor de polifenóis, de ação antioxidante, com destaque especial para as epicatequinas. Estas protegem o organismo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres e que podem acelerar o processo de envelhecimento.
O cacau também contém procianidinas que atuam tanto na prevenção contra o excesso de radicais livres, quanto no seu “ataque”, neutralizando sua ação no organismo, prevenindo, dessa forma, contra o envelhecimento precoce. O consumo regular de cacau nos protege contra os danos causados pela poluição e exposição ao sol.


Disponível em: http://mundoconectado.net/ Acesso em: 31-06-2014 às 14:57.


Química no futebol

1º A euforia no Futebol
A dopamina é um neurotransmissor da alegria e da felicidade que é responsável pelo descargo de emoções para coração e as artérias.
 Imagem     Dopamina            Imagem

2º Campo de Futebol
Para manter um campo de futebol com relva verde, firme ,uniforme e para que a bola possa rolar melhor, utiliza-se fertilizantes agrícolas, como por exemplo:
superfosfato triplo (originado a partir de fosfatos), cloreto de potássio, sulfato de amónio.                                            

 Imagem
 3º A Bola
As primeiras bolas eram feitas com couro de boi, só depois da Copa Mundial de 1978 na Argentina, é que as bolas começaram a serem feitas por cloreto de vinila, sendo o seu nome IUPAC, cloroeteno.
Mas a tecnologia evolui e as bolas atuais são feitas com revestimento de poliuretano, com camadas de poliestireno e na câmara é usada uma borracha butílica. O poliestireno é um plástico que se obtém por polimerização do estireno. A borracha butílica é uma matéria-prima de borracha, sendo especialmente robusta e absorvente. Um exemplo de uma bola com estes materiais é a “Jabulani” .
Imagem
O cloreto de vinila também se encontra nas bandeiras, cobertura das cadeiras do estádio e até no apito do árbitro.

4º A Baliza
As redes da baliza são feitas de Nylon. O Nylon pertence à família das poliamidas. Através do estiramento, os fios de Nylon ficam com uma grande resistência à tração. Não se queimam facilmente e possuem uma ótima resistência aos agentes químicos.
Imagem

5º As chuteiras
Para o jogador ter segurança e estabilidade dentro de campo, as chuteiras são feitas de polipropileno (é um polímero que vem do propeno) e de resinas de poliuretano. Com isto, elas tornam-se mais leves e resistentes.
Imagem

6º As vestimentos
As vestimentas são feitas por microfibras de poliéster para que seja confortável e leve para o jogador e difícil de ser rasgadas pelos puxões.

7º Outros materiais
A química também existe:
- Nas tintas para pintar a cara, os pigmentos constituintes das tintas são compostos químicos insolúveis em água e em substâncias oleosas. Um exemplo de pigmento é o dióxido de titânio (TiO2), composto de coloração branca que tem as mais variadas aplicações, desde tintas até produtos de confeitaria e protetores solares.
- Nas cornetas ou vuvuzelas que são feitas por polietileno.
- Os tambores, que antes eram feitos por couro de animal e agora são por fibras de poliéster.
- No fogo de artifício, onde podemos ver a combustão que é um processo de liberação de calor. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete que a certa altura explode violentamente. Conforme o elemento químico adicionado, podem ser obtidas várias cores. Os elementos são adicionados na forma de sais que contém os metais que emitem a coloração. Quando os elétrons destes metais passam para um nível de energia superior e retornam para um de menor energia, eles emitem uma cor característica pertencente a cada metal. Os sais mais comuns são o NaCl e o KNO3.

Disponível em: http://13moleculasapular.wordpress.com/ Acesso em: 31-06-2014 às 14:26.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Câncer pode ser provocado por adesivos de nicotina para deixar de fumar

Os adesivos e pastilhas de nicotina que ajudam a largar o vício de fumar  podem aumentar o risco da pessoa contrair um câncer.

Há um risco para os fumantes que tentam deixar o hábito e recorrem a adesivos e pastilhas: isso podem aumentar o risco da pessoa sofrer de câncer.

A conclusão foi obtida através de um estudo à nicotina realizado no Instituto de Bioinformática de Virginia, nos EUA, citado pelo jornal Daily Mail.
Embora se saiba que a substância é viciante, mas nunca foi catalogada como cancerígena. Só que, de acordo com a investigação realizada nos EUA, a nicotina é responsável por determinadas alterações celulares, as quais podem estar na origem de futuros tumores.


A nicotina é um dos químicos mais utilizados em produtos para ajudar a deixar o vício de fumar, como em adesivos e pastilhas.

Disponível em: http://www.ptjornal.com/2014061623671/geral/saude. Acesso em: 16/06-2014 às 16:51. 

Pintar cabelo aumenta o risco de câncer

Tingir e fazer permanente em cabelo não  parece oferecer muito perigo à saúde, mas um estudo publicado recentemente no periódico Occupational and Environmental Medicine encontrou concentrações mais altas de uma substância cancerígena no sangue de cabeleireiros. Segundo especialistas, os indícios são um motivo a mais para que as tinturas e outros produtos químicos usados em salões de beleza sejam investigados com mais atenção pelos cientistas.
O oncologista Cristiano Guedes Duque, da Oncoclínica do Rio de Janeiro, diz que o estudo mostra que outros produtos, além do formol, merecem atenção dos institutos de saúde e pesquisa. “Os salões de beleza são repletos de substâncias voláteis que são absorvidas pelas mucosas e podem resultar em cânceres que se manifestam anos depois”, diz o também médico do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 
Rodrigo Medeiros, especialista da unidade de Brasília do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, acredita que a maioria dos cabeleireiros não sabe dos riscos constatados na pesquisa de Johansson. “Em longo prazo, essas substâncias resultam em uma série de doenças, como o câncer de bexiga, que é muito agressivo. O tratamento é sofrido, e as chances de cura são muito baixas se o diagnóstico demorar a ser feito”.

Disponível em: http://boainformacao.com.br/2014/06/ Acesso em: 16/06/2014 às 14:52.

Por que a pilha alcalina dura cerca de 4 vezes mais que uma pilha comum?

A pilha comum é formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo. O cátodo é o eletrodo central e é feito de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês e carvão em pó, envolvidos por uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco.
A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução fortemente alcalina de KOH ou NaOH, e um cátodo de dióxido de manganês .
A pilha alcalina dura de cerca de 4 vezes mais além de fornecer correntes mais elevadas, porque o hidróxido de potássio ou sódio é melhor condutor eletrolítico do que o cloreto de amônio, e como também não há formação de amônia gasosa, não ocorre polarização do cátodo, o que já ocorre nas pilhas comuns.


Disponívelem:facebook.com/CuriosidadesQueAQuimicaResponde Acesso em: 06-02-201 às 14:54.

Por que a água da torneira evapora a menos de 100ºC?

A água que entra em ebuição a 100º é a água pura (temperatura medida ao nível do mar). A água que sai da torneira tem outras substâncias como o cloro, que pode diminuir o ponto de vaporização.
Outro fator é que as moléculas de um liquido, a qualquer temperatura, encontram-se em constante agitação, movendo-se em todas as direções, com velocidades variáveis. Algumas moléculas, com velocidades suficientemente elevadas, ao alcançarem a superfície, conseguem escapar do "seio" liquido. Após escaparem, estas moléculas passam a uma situação em que se encontram muito afastadas umas das outras, de modo que a força entre elas é praticamente nula, isto é, elas se encontram no estado "GASOSO".



Disponível em: https://www.facebook.com Acesso em: 09-06-2014 às  15:01.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Por que a bala Halls fornece sensação de refrescância na boca?

O Mentol, encontrada na hortelã comum está presente em Drops bastante conhecidos como a bala Halls. O Mentol, na verdade, é o nome usual do 2- isopropil-5-metil-1-ciclohexanol, sendo portanto um Álcool, e a razão de frescor desta substância deve-se ao fato que em contato com as células das mucosas bucais - essas mais sensíveis e com uma temperatura corporal - o álcool irá evaporar, fornecendo a sensação de frio aparente. Por esta razão, o Mentol ira desencadear na boca uma sensação de suave refrescância.

Disponível em: https://www.facebook.com/CuriosidadesQueAQuimicaResponde Acesso em: 02-06-2014 às 15:48.

Panela de pressão

panela22

A panela de pressão permite que os nossos alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Devido a uma borracha de vedação, ocorre a retenção de parte do vapor produzido, gerando assim um aumento na pressão interna na panela. Devido a isso, a água ferve acima de 100ºC, uma temperatura acima da água numa panela convencional, fazendo com que os alimentos sejam cozidos com mais rapidez.

Disponível em: http://www.mundodaquimica.com.br Acesso em: 02-06-2014 às 14:42.

Gasolina

A gasolina, obtida pela destilação fracionada do petróleo tem sofrido modificações com a evolução da indústria petrolífera e dos motores de combustão interna. Os hidrocarbonetos, componentes da gasolina, são membros da série parafínica, olefínica, naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem do petróleo e dos processos de produção utilizados. Hoje em dia, as gasolinas que saem das refinarias são formadas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de desempenho dos motores.


Uma gasolina para consumo é composta pela mistura de dois, três ou mais componentes obtidos em diferentes processos de refino, e ainda recebe a adição de outros compostos como: tolueno, xilenos, etanol anidro, metanol entre outros, com finalidades específicas, dentre elas os antioxidantes e antidetonantes.

Disponível em: http://www.soq.com.br/ Acesso em: 02-06-2014 às 14:37.