segunda-feira, 24 de março de 2014

Níquel é um metal que causa alergia e pode estar presente em bijuterias


 Vocês já ouviram alguém falar que não pode usar bijuteria por quê tem alergia? Há quem acredite ainda que não pode colocar nem uma corrente de ouro que já pode sofrer alguma reação. A dermatologista Márcia Purceli e a alergista Ariana Yang explicaram que o ouro não é o causador do problema, mas sim o níquel, um metal que pode estar presente em bijuterias, óculos, relógios, botão de calças e até misturado no ouro.
Segundo a alergista Ariana Yang, a alergia a níquel é uma das mais comuns, principalmente nas mulheres. Quem tem esse problema, no entanto, não deve insistir em usar acessórios que dão reações, como alertou a dermatologista Márcia Purceli, porque além da coceira, eles podem até criar processos inflamatórios.
 
                                                                                                                                 Níquel.

Outra reação que os acessórios podem causar é o escurecimento no local onde passa a bijuteria. 
Segundo a dermatologista Márcia Purceli isso acontece devido uma pigmentação causada pela oxidação da prata, mas isso não é necessariamente uma alergia. Essa oxidação acontece por causa da reação do enxofre com a prata – o enxofre pode vir da poluição ou do suor e, em contato com a prata, causa essa reação. Quando ocorre esse processo, a prata perde elétrons. Para devolver esses elétrons, uma das melhores opções é o alumínio. Baseado nisso,  para evitar o escurecimento e limpar os acessórios é só fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e sal de cozinha, diluída em água, embalar os objetos em papel alumínio e colocá-los em uma vasilha também de alumínio. A água deve estar morna, de acordo com o químico. Após meia hora, mais ou menos, a prata já parece nova.

De acordo com a alergista Ariana Yang, fora o níquel, existem outras substâncias que também costumam provocar reações, como o leite e o camarão, por exemplo. A médica explicou que a alergia acontece por causa da genética e também por fatores ambientais da vida do paciente. A diferença é que, para alguns, as reações podem ser mais leves ou mais graves.


As reações alérgicas por causa da maquiagem, cosméticos e esmaltes, de acordo com a dermatologista Márcia Purceli costumam levar a uma dermatite de contato, que pode gerar alterações na pele, como inchaço e eczema. Nesse caso, a reação só acontece onde o alérgeno encosta e geralmente começa com uma coceira, depois vermelhidão, podendo deixar a pele áspera, inchada e descamada. O grau máximo de alergia, nessa situação, é a formação de bolhas. Dependendo do nível, o paciente pode usar compressa de água fria, medicamento ou precisar ir até a um pronto-socorro.

Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar Acesso em: 24-03-2014 às 15:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário