quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Química das tintas


As tintas apresentam em sua constituição basicamente: um polímero e um solvente. O polímero que é uma suspensão homogênea de resina chamada de veículo não volátil e pigmento, já o solvente, veículo volátil. Contudo, em alguns tipos de tinta com propósitos predefinidos é necessário o incremento de outras substâncias chamadas de aditivos aos quais apresentam características que são atribuídas a solução como um todo, tais como: anti-mofo, antiespumante, plastificantes, secantes, dentre outras.
  • Veículos – Sob denominação de veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos, os veículos são responsáveis pela conversão do estado líquido da tinta ao estado sólido, formando o filme ou película de tinta.
  • Pigmentos – os pigmentos são partículas sólidas, totalmente insolúveis no veiculo no qual permanecem em suspensão, existem dois tipos de pigmentos: os ativos ou opacos ou simplesmente pigmentos, e os inertes ou cargas.
  • Solventes – os solventes são líquidos orgânicos voláteis, cujas principais funções são: facilitar a formulação conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem.
  • Aditivos – os aditivos compreendem uma variada gama de substâncias que atuam como importantes auxiliares que facilitam a formação da tinta e melhora as propriedades gerais, dentre eles podemos destacar os antiespumantes, secante, anti-sedimentantes e plastificantes.  























Diponível em: http://www.infoescola.com Acesso em: 05-02-2014 às 16:06.
Os componentes básicos das tintas são: resinas, pigmentos solventes e aditivos.


Resinas
Entre os componentes das tintas, as resinas têm papel de destaque, pois são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Existem vários tipos de resinas tais como as dispersões (emulsões) aquosas de vários polímeros como por exemplo cloreto de polivinila ( PVA ), poliacrílicos puros, copolímeros acrilo-estireno, vinil-acrílico, etc.; as resinas alquídicas são também muito importantes. As dispersões aquosas ou emulsões são utilizadas em tintas látex e seus complementos, enquanto as resinas alquídicas são usadas em tintas a óleo, esmaltes sintéticos e complementos. As resinas epóxi e poliuretanas são utilizadas em produtos mais sofisticados. As tintas industriais utilizam uma variedade muito grande de resinas e polímeros e a sua escolha é feita em função do tipo de substrato, da forma de aplicação, do método de cura ou secagem, das especificações do cliente, etc.


- See more at: http://www.tintadequalidade.com.br/dicas/4-do-que-sao-compostas-as-tintas-em-geral/#sthash.HInBTZJw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário